gente

Morre Hermenegildo Fração, um pioneiro do transporte

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Jean Pimentel (Arquivo Diário) 

Faleceu, nesta sexta-feira, uma das pessoas mais influentes no contexto econômico santa-mariense durante o século passado. Um dos fundadores da Expresso Mercúrio, Hermenegildo Fração morreu aos 93 anos. A causa da morte não foi informada. Ele foi peça-chave para a consolidação da empresa, que se tornou uma das maiores do país no ramo de transporte de cargas.

- A gente viveu quase que lado a lado. Fui um dos grandes clientes dele. Ele era uma pessoa chave nas entidades, nas inciativas. Ele era um homem muito à frente do seu tempo - conta o empresário Odilo Marion, 78 anos.

Pela quarta semana consecutiva, todo o Estado é classificado em bandeira preta

A Federação das Empresas de Logística e de Transportes de Cargas do Rio Grande do Sul (Fetransul) emitiu uma nota de pesar, em que afirma que seu Hermes, como era chamado pelas pessoas mais próximas, "deixa um legado único de realização no âmbito empresarial, no meio associativo e em organizações sociais filantrópicas".

Durante toda a vida, Hermenegildo teve papel fundamental em várias associações do setor de transportes. Em 1973, ele foi um dos signatários da fundação da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais, tendo presidido a entidade durante 1982 a 1984.

Em 1959, participou da fundação do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Estado (Setcergs), entidade que presidiu entre 1984 e 1987.

20h antes de começar vacinação, carros já reservam lugares na fila

A EMPRESA

A ligação do empresário com o setor de transporte começou no final da década de 1940, quando, em 1949, ele e os irmãos fundaram a Expresso Mercúrio. Visando ampliar os negócios da família, em fevereiro de 1976, liderou a transferência da matriz de Santa Maria para Porto Alegre, estabelecendo-se na Capital.

Em 2007, a Expresso Mercúrio foi vendida para a multinacional TNT Express. À época, a empresa tinha mais de 1,2 mil veículos próprios.

Até o fechamento desta edição, não havia informações sobre o velório e o sepultamento. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Entidades empresariais de Santa Maria decidem como vão agir a partir de segunda-feira

Próximo

Imobiliárias têm papel fundamental na mediação entre locadores e locatários

Economia